Fala feras!
Vocês já analisaram como enfrentamos os desafios propostos em nossas vidas?
O que passa pela sua cabeça quando você não atinge uma meta estipulada?
Ou melhor, o que passa por ela quando você atinge e supera uma meta?
Seja para realizar uma boa apresentação de negócios ou bater o tempo daquela maratona,
todas essas situações estão ligadas ao modelo mental, o tão falado “mindset” que você vem aplicando em suas rotinas e desafios.
Fato é, a maneira como você programar o seu cérebro, o seu Mindset, a reagir diante de adversidades vai influenciar diretamente nos seus atos.
Segundo Carol S. Dweck, existem dois tipos de Mindset: Fixo e o de Crescimento, mas não estranhe, pois todos nós temos ambos modelos em nossa mente, a principal questão é qual deles você quer desenvolver e qual você pretende exterminar de sua vida.
Pessoas com o Mindset FIxo acreditam que tudo gira em torno do resultado, ou seja, se você fracassar ou não for o melhor, toda experiência foi um desperdício. Preferem o sucesso sem esforço, pois é a melhor maneira de provar seu talento. O mindset fixo gera a sensação de que você realmente conhece a verdade permanente a respeito de si próprio, e isso sim, pode ser bastante reconfortante.
Já grandes atletas, empreendedores e profissionais de sucesso trabalham com Mindset de Crescimento, este é o modelo mental dos que não planejam apenas chegar ao topo, vencendo a qualquer custo, mas frequentemente acabam chegando como consequência secundária
do seu entusiasmo pelo que fazem.
Não se obrigam a atingir determinado objetivo, mas buscam constantemente desenvolver suas habilidades. E o melhor, só depende de você querer ou não fazê-lo.
O mindset de crescimento permite efetivamente que as pessoas gostem do que fazem,
e continuem a gostar mesmo diante das dificuldades, pois adoram suas atividades e estão sempre buscando evoluir.
Agora que você sabe como funciona o tão famoso mindset, quero que me diga com qual deles você pretende enfrentar os desafios da sua carreira?
Outra questão que atrapalha qualquer pessoa são as crenças limitantes que elas criam ao longo da vida, e que as deixam muitas vezes progredir. Você já ouvir as pessoas dizerem que “você atrai o que pensa”? Pois bem, crenças limitantes é algo que você acredita e que limita você de alguma forma. Elas são criadas por acontecimentos repetitivos ou algo que aconteceu ou alguém falou e te marcou para o resto da vida.
É na vitória nos tornamos mais confiantes, felizes, realizados, mas também para alguns atletas pode vir a soberba. Soberba no sentido de se achar o melhor, e fazer disso uma boa desculpa para não evoluir acreditando que o seu talento nato pode compensar algumas questões físicas, técnicas ou até mental.
E na derrota, o primeiro sentimento de um atleta é a frustração, de não ter levado os “tão pedidos 3 pontos para casa”, e isso reflete na maneira como ele age com as pessoas a sua volta. Seja descontando em algum familiar, amigos, excesso de bebida, consumo de drogas, como um escape acreditando que sanará o problema.
Artigo Feito por Pedro Ivo.