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DESCUBRA COMO OS APRENDIZADOS DO ESPORTE PODEM IMPULSIONAR SUA CARREIRA!

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PODEM IMPULSIONAR SUA CARREIRA!

Tem Jogo #02 – FalleN

Fala feras!

A primeira história de sucesso impulsionada pelo poder do esporte, da categoria empreendedorismo, será de uma referência de um e-sports!

Hoje tem jogo com a maior referência atleta, empresário e maior responsável pelo desenvolvimento da comunidade gamer Brasileira, Gabriel Toledo de Alcântra Sguario, o legendário “Fallen”.

“Escolha um trabalho que ame e não terá que trabalhar nunca”.

A frase é atribuída a Confúcio, renomado filósofo chinês.
Mas será que ela realmente pode ser aplicada?

Para Gabriel Toledo de Alcântra Sguario, o “Fallen”, isso se tornou uma realidade. De um jovem sonhador que desejava ganhar a vida por meio de um jogo de computador, tornou-se a maior referência a nível global do game de tiro conhecido como Counter-Strike: Global Offensive. Tudo isso partindo de um cenário extremamente desvantajoso.

Hoje, Gabriel é o segundo melhor jogador do mundo (atrás apenas de seu companheiro de equipe, Marcelo “Coldzera”) e um dos maiores empresários do cenário de e-sports da América Latina.

O que pouca gente sabe é que isso só foi possível graças à sua mente empreendedora. O Verdadeiro, como é conhecido no ramo, é a prova viva de que é possível transformar um hobby em um negócio e realizar um sonho trabalhando com o que ama.

Para muitos jovens da atualidade, Fallen “zerou” a vida, tornando-se uma das maiores celebridades do e-sport no mundo. Porém, essa história não é feita somente de glórias. A seguir, conheça a trajetória do player.

A infância

A história de Fallen parece um roteiro de cinema para quem observa de longe. O protagonista visita dezenas de países e é aclamado por multidões por onde passa. Mas a verdade é que essa narrativa se inicia aqui, bem pertinho, em Itararé, cidade do interior de São Paulo.

Os pais possuíam uma loja de informática, onde o jovem Gabriel tomou gosto pela tecnologia e começou a dar os primeiros passos no mundo dos games. E, ao atender os clientes no balcão, também desenvolveu o tato para as vendas.

Foi somente em 2003 que ele teve contato com o fps, gênero famigerado pela visão em primeira pessoa. Tratava-se do Counter-Strike 1.6.

Segundo o próprio jogador, o momento em que ele viu a mensagem “você ajudou a sua equipe a derrotar as forças inimigas” no monitor, foi a primeira vez em que se sentiu útil na vida. E, ali, decidiu que faria disso sua profissão.

Incentivado pelos irmãos, Fallen, então com 12 anos, logo mostrou-se um prodígio. O CS (apelido pelo qual o game ficou conhecido) era muito popular no Brasil, e uma multidão de garotos e jovens enchiam as lan houses do país para disputar partidas competitivas e colocar à prova suas habilidades.

Nessa época, formava-se uma equipe brasileira que faria história no cenário mundial durante anos, a mibr (uma abreviação para “made in Brazil”), que contava com players legendários como Raphael “cogu” Camargo e Lincoln “fnx” Lau. Esse último, mais tarde se tornaria companheiro de equipe de Fallen.

Ninguém acreditava no futuro como profissional de e-sports.
O sucesso no mibr era considerado um ponto fora da curva, sendo uma das pouquíssimas equipes que pagavam salários aos jogadores na época.

Para Fallen, na adolescência, apesar dos bons resultados dos times dos quais participava, viver de Counter-Strike ainda era uma utopia.

Em meio à rotina de treinamentos, pressionado pelo mercado de trabalho, Fallen decidiu retomar sua vida normal. Aos 18 anos, entrou para o Exército e, em determinado momento, foi entrevistado por um repórter de uma rede de televisão local, que fez uma pergunta que mudaria sua vida.

“Gabriel, você dá aulas de Counter-Strike?”. Esse questionamento, para o qual a resposta era negativa, plantou uma semente em sua consciência.

Demonstrando todo o seu tino comercial, ele decidiu levar os números para o papel. “Se eu der seis horas de aulas por dia, posso ter 120 clientes em um mês”, pensou Gabriel.

Uma pesquisa de mercado com alguns membros da comunidade logo provou a viabilidade do negócio. Apesar de não conseguir se manter com o game, ele ainda tinha uma boa reputação no cenário.

Assim, fundou a Fallen’s Academy, empresa que tinha como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos e, devido à sua autoridade como um dos jogadores mais respeitados no país, a aquisição foi alta.

Em 2012, a Valve lançou o Counter-Strike: Global Offensive. Se por um lado isso trazia certa esperança aos jogadores, por outro gerava desconfiança, já que as versões Source e Condition Zero não conseguiram despontar.

Mas os resultados foram surpreendentes. A desenvolvedora investiu no mercado, buscando reavivar o game. O comércio interno de skins deu o boost necessário para alavancá-lo. Logo, surgiram campeonatos internacionais, incluindo o Major, algo equivalelente ao campeonato mundial de CS:GO.

Porém, sem o investimento necessário no treinamento e estrutura, eles não conseguiam se destacar nos torneios. Pelo contrário: geralmente perdiam os jogos por placares elásticos.

Em duas dessas oportunidades, no entanto, a equipe venceu o Cloud9, grande potência norteamericana; e o Fnatic, à época a melhor equipe do mundo, já demonstrando todo o potencial da equipe.

Com isso, em 2015, receberam um convite para participar de um qualificatório do Major, o maior torneio a nível mundial. Acontece que os organizadores do torneio desconheciam o cenário brasileiro. Para eles, era impossível que uma organização não tivesse condições de bancar o time em um torneio tão importante.

Mais uma vez, Fallen recorreu à comunidade. A equipe arrecadou 35 mil reais em cinco dias, viabilizando o sonho.

Com a responsabilidade do Brasil inteiro nas costas, eles partiram para a Polônia. Muitos desacreditavam que eles pudessem se classificar de fato para o torneio. Não só conseguiram, como passaram da fase de grupos, o que os credenciou como “legends”, equipes que têm a vaga garantida para o mundial seguinte.

Com uma campanha surpreendente, o time que sequer aparecia no ranking global ficou entre os oito melhores do mundo.

O papel de Fallen na equipe

Sendo o capitão (em inglês, in game leader), Fallen já tem uma carga pesada em suas costas: desenvolve estratégias, analisa os adversários e inova no jogo. Porém, ele ainda executa com perfeição o papel de AWP (ou sniper), sendo um dos jogadores mais letais a nível global.

Além de pensar estratégias dentro e fora do game, ele ainda é o responsável por fazer modificações na equipe, relacionar-se com patrocinadores, investidores, imprensa e comunidade, e, claro, administrar seus negócios.

O incentivo ao cenário

Fallen é famoso ao redor do mundo por ser a pessoa que manteve vivo o cenário de Counter-Strike no Brasil. Ele continua dando aulas na Games Academy e em seu canal no YouTube, o FallenInsider.

Em 2015, foi eleito a personalidade mais influente dos e-sports no Brasil. Sempre que abre sua stream (exibições ao vivo), milhares de fãs acompanham suas dicas e interagem com o jogador. Seu perfil responsável o fez ser considerado o melhor capitão do CS:GO por vários analistas e jogadores.

Fallen e os negócios: A Games Academy

A Games Academy possui um número de aproximadamente 3 mil alunos na atualidade, sendo a maior escola do tipo na América do Sul. Além do Counter-Strike, também ensina League of Legends, e já revelou alguns jogadores que se tornaram profissionais no exterior e no Brasil.

O modelo de negócio consiste na assinatura: os players pagam 30 reais por mês para ter acesso às aulas, gravadas pelo próprio Fallen e outros especialistas. A ideia no momento é expandir para outros países, e já há aulas legendadas e gravadas em inglês.

A Gamers Club

Em 2016, a Games Academy se fundiu à Gamers Club. Enquanto a GA cria conteúdo para os jogadores, a GC oferece servidores, desenvolve tecnologias, organiza campeonatos e controla a comunidade contra o uso de cheats. Enfim, seu objetivo é alimentar o cenário e estimular a criação de equipes.

A GA Store

A Games Academy também possui sua própria loja virtual, que vende periféricos, acessórios e vestimentas da própria marca, além de outros produtos licenciados.

A G.Fallen

Recentemente, Fallen lançou a G.Fallen, sua própria marca de equipamentos para gamers. A ideia consiste em trazer para o Brasil produtos de qualidade por um preço acessível, já que os acessórios estrangeiros possuem preços elevados quando comprados no país. A lista de produtos inclui mouses, mousepads, mousebungees e teclados.

O marketing pessoal

Sem dúvidas, o maior marketing dos negócios nos quais o Verdadeiro está envolvido é o próprio Fallen. Dotado de um carisma único, é um dos jogadores com maior influência no mundo dos games, e também o que mais se esforça para se envolver com a comunidade.

Além dos canais exclusivos dos empreendimentos, possui seus canais pessoais:

Não há dúvidas de que Fallen mudou o cenário dos e-sports no Brasil. Sua força de vontade aliada à sua visão solidária em busca de um cenário cada vez mais desenvolvido o tornaram um dos grandes influencers da atual geração.

A história de Fallen comprova que utilizar a criatividade e o empreendedorismo para correr atrás dos próprios sonhos é possível.

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PEDRO VIRISSIMO

Pedro Virissimo, 25

É um economista, jogador de futebol e gerente de produtos, que conecta suas as experiências no esporte a um mindset empreendedor para trilhar uma carreira vitoriosa no mercado de varejo esportivo.

O criador do projeto Tem Jogo, pois acredita que os aprendizados, valores e experiências do esporte são capazes de gerar resultados extraordinários na carreira de qualquer profissional.

Compartilha histórias de pessoas que tiveram a vida transformada pelo poder do esporte e gera conteúdo sobre carreira, empreendedorismo, liderança e autoconhecimento.

Atualmente impulsiona a carreira de jovens talentos através de mentorias e programas de desenvolvimento baseados nos métodos aplicados no projeto Tem Jogo.

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