“ É o melhor caminho para o jovem recém-formado, que busca crescimento acelerado na carreira”
Esta é a principal maneira do mercado descrever um Programa de Trainee, porém no último ano pude vivenciar este desafio na prática e agora ao cruzar a linha de chegada, gostaria de compartilhar com vocês algumas experiências que me fizeram acreditar que ser trainee vai muito além desta simples frase.
Se virar nos 30, 20 ou 5 segundos
Ser trainee, é ser desafiado.
O trainee tem a responsabilidade de tocar projetos relevantes dentro de sua área, estando a frente de problemas ou melhor, oportunidades reais que podem refletir em novos caminhos para a sua empresa, contudo seu desempenho está totalmente relacionado a habilidade de lidar com diferentes cenários.
Criar uma apresentação em 6 minutos, treinar equipes por todo Brasil, estruturar um plano de negócios, desenvolver novos indicadores e até, descarregar um caminhão de produtos às 7h da manhã são situações que passam a fazer parte da sua rotina.
Alguns chamam de jogo de cintura, outros de se virar nos 30, mas acredito que ter flexibilidade diante situações é um aprendizado que com toda certeza, o programa de trainee pode te proporcionar.
+247 amigos
Observando as minhas redes sociais, percebi que esse foi o número de amigos que fiz durante o programa de trainee, pessoas que entraram em minha vida com novas histórias e experiências que me permitiram olhar o mundo por uma outra perspectiva.
Aprendemos que o diferente é bom e que ele sempre pode te ensinar algo novo, desde o método big numbers de montar base de dados, a melhor maneira de chamar atenção do seu público em uma apresentação ou até mesmo como empilhar 95 caixas sem deixar nenhum calçado cair.
São amizades e relacionamentos que para sempre farão parte da minha carreira e que nunca teria a oportunidade de desenvolver, se não fosse através da abertura e mobilidade que um programa de trainee te proporciona dentro de uma empresa.
Olá! Tudo bem com você?
O trainee entra na empresa por uma porta diferente dos outros cargos, tem acesso a treinamentos, coaching e projetos que te levam a sensação de ser especial, mas isso não o exime da responsabilidade de ser cordial e respeitoso com todos ao seu redor, desde gerentes e diretores, seus pares no programa e principalmente, as pessoas que ocupam posições abaixo do trainee dentro da empresa.
Aprendemos durante o ano a importância de cumprimentar todos ao chegar em um local, de antes de pedir o auxílio de alguém ou delegar uma tarefa dizer uma simples, mas poderosa frase:
“Olá! Tudo bem com você?”
Mostrar interesse genuíno pelas pessoas, é um dos melhores caminhos para cultivar bons relacionamentos, mas com as demandas e rotinas do dia-a-dia muitas vezes um cumprimento passa despercebido e sabemos que não é por mal, mas neste ano aprendi (por experiência própria) que um “por favor” seguido de um “obrigado” abrem portas muito maiores do que dizer o cargo descrito em seu crachá.
Raiz, Caule, Galhos, Folhas, Flores e Frutos
Durante este ano percebi que o programa de trainee é muito parecido com o ciclo de vida das árvores.
Ao plantar suas raízes nas áreas certas, o trainee terá mais facilidade para desenvolver seu trabalho e aproveitar o potencial durante o programa.
Ter um caule forte, ou seja, ideias bem estruturadas e bons diagnósticos podem ser o melhor caminho para gerar um projeto de alto impacto.
É importante também cultivar diversas folhas, aprender algo em cada área que passar durante o programa, pode lhe auxiliar imensamente a entregar um bom resultado.
E se cercando-se de boas flores, ou melhor, bons amigos e trabalhando em equipe, com certeza é uma boa maneira de colher grandes frutos no final deste desafio.
Putz, errei!
Não por coincidência deixei este assunto para o final, pois com toda certeza aqui está meu maior aprendizado no programa. Ser trainee é ter a chance de arriscar, ousar, pensar fora da caixa e junto de tudo isso vem sempre a possibilidade de errar.
Errei! Mas descobri que não existe problema nenhum nisso ou melhor, aprendi que errar é bom, pois te leva a chance de identificar novas oportunidades e alternativas diante de uma situação que você nunca teria acesso, se tivesse escolhido não tentar.
Aprendi que as pessoas sempre saem de casa querendo acertar e que quando o erro vem, dificilmente ele é proposital e por conta disso, devemos encará-lo como parte do aprendizado e que muito em breve eles podem se transformar em grandes acertos e vitórias para sua carreira profissional.
Conclusão
Bom pessoal, através deste artigo espero ter transmitido algumas experiências que tive durante um programa de trainee, mas na realidade se pudesse deixar apenas uma mensagem seria: Arrisquem-se!
Esta é uma fase da vida onde o jovem tem carta branca para ser ousado, explorar o diferente, empreender dentro de uma empresa e realmente, mudar a sua realidade.
Ser trainee é apenas o começo, pois agora após o programa todos os trainees possuem novos desafios que com certeza, vão gerar mais histórias e aprendizados.
Aconselho todo jovem sonhador a tentar este programa pois é realmente enriquecedor, deixo aqui também meu agradecimento a todos que fizeram parte desta jornada incrível!
Um abraço, meus amigos!
E que continue o grande jogo!