Fala feras,
Você sabe que tem jogo todo lugar, no golfe não poderia ser diferente, certo?
E melhor do que falar de golfe, hoje vamos contar a história de uma personalidade do esporte, ninguém mais ninguém menos que Eldrick Tont Woods, mais conhecido como Tiger Woods.
Tiger Woods é considerado um dos melhores jogadores de Golfe de todos os tempos. Nascido em Cypress, Califórnia. Filho de um veterano de guerra com uma tailandesa, ganhou o apelido de “Tiger” de um soldado amigo de seu pai. Teve um grande papel no desenvolvimento do golfe para as classes menos envolvidas na modalidade, especialmente entre as minorias raciais e jovens nos Estados Unidos
Tiger se tornou o melhor em uma modalidade praticada por homens brancos, ricos ou de classe média alta. Começou profissionalmente aos 21 anos e, logo depois em 1997, foi considerado o jogador número 1 do mundo, com 22 anos de idade.
Antes de completar 25 anos já era campeão dos quatro mais importantes torneios de golfe do mundo. Seu primeiro título no Masters foi em 1997, feito esse sendo repetido em 200, 2005 e 2006. Você sabia que antigamente se acreditava não ser possível fazer treinamento físico no golfe e que, se você fizesse exercícios para ficar mais forte, perderia o “toque”? Isso até que pareceu Tiger Woods, com seu programa de exercícios e treinamentos agressivos, e ganhou todos os torneios que haviam na época.¹
No U.S. Open, Woods levou o caneco por três vezes, em 2000, 2002 e 2008. No mais antigo dos quatro campeonatos, o Open Championship, torneio disputado por clubes, Woods também levantou o troféu em três ocasiões: 2000, 2005 e 2006. Na última competição do ano, o Campeonato da PGA, foi tetracampeão. Venceu em 1999, 2000, 2006 e 2007, agora ele acredita conquistar mais um para se igualar ao seu grande ídolo, Jack Nicklaus, que é o detentor do maior número de títulos deste torneio.
Em 2009, no auge da sua carreira esportiva, Tiger Woods enfrentou sérios problemas pessoais. Por questões de infidelidade no casamento, Woods se separou da esposa e de quebra o término se tornou um escândalo público, levando ao atleta a perda de importantes patrocínios de marcas como Nike, Gatorade entre outras.
Ao perder o PGA para o sul-coreano YE Yang, Yang declarou que o desempenho de Woods não foi o mesmo devido a problemas pessoais e que isso não caberia a ele julgar, até porque Tiger não era uma máquina, mas sim uma pessoa assim como qualquer outra com problemas a serem resolvidos.
Em 2013, seu retorno não atendeu as expectativas dos amantes do esporte. Daí vieram outros problemas, agora não mais pessoais mas físicos. Woods passou por diversas cirurgias devido a lesões nas costas mas não conseguia melhorar definitivamente, além de conviver com grave problema de insônia. Inclusive o seu pior momento, em 2017, foi quando o atleta se automedicou e acabou sendo preso ao ser encontrado dormindo no volante sob efeito de remédios e com o motor do carro ligado. Naquele momento, era visível que Woods estava com sérios problemas e precisava se encontrar novamente com a sua fase de campeão.
Woods ficou preso por aproximadamente quatro horas, e inclusive, já em consciência, agradeceu ao profissionalismo dos policiais e afirmou em público que não iria mais repetir aquele tipo de comportamento. Em busca de dar a volta por cima, Woods buscou ajuda em uma clínica para fazer um tratamento e administrar o uso dos seus medicamentos, até que realizou uma cirurgia de fusão de coluna, concluída com sucesso.
O atleta fez uma promessa para seus filhos Charlie e Sam, voltaria a ganhar mais torneios. Isso porque os garotos ainda não tinham visto o pai ganhar um título já mais crescidos.
Então no dia 23 de setembro de 2018, conquistou além da sua vitória de número 80 e o Tour Championship, Woods finalmente mostrou a todos que além de enfrentar, ele venceu seus demônios, sendo ovacionado pelos fans na conquista do título, numa mistura de alívio e êxtase. Isso porque, para um atleta que havia passado por quatro cirurgias e diversos escândalos, poucos confiariam que ele daria a volta por cima.
É com esse exemplo, eu diria principalmente de superação, de uma pessoa que viveu altos e baixos na vida que querermos mostrar através do esporte que tudo é possível, que quando se crer num propósito maior e você tem com quem dividir essas conquistas tudo se torna muito maior prazeroso e recompensador no final. Nunca é tarde para se dar a volta por cima!
Biografia e Referências.
¹ – Dweck, Carol. Mindset . Objetiva. Edição do Kindle.